quinta-feira, 5 de maio de 2016

Crise


Sou bastante sensível à questão "trabalho", ficar sem emprego.
Eu já deveria ter aprendido a lidar com isso, nestes tempos que estou aqui aprendi várias técnicas com meus irmãos de como manter a mente serena, equilibrada e pensando coisas boas.
No tempo que elas estavam em prática eu estava mais forte.
Aí... com a correria da faculdade... não faço mais as técnicas.

Fui dormir às 7 da manhã na noite de ontem, e às 6 nas noites anteriores...
Quase todo dia vou bem tarde (ou bem cedo!), mas este conjunto de 3 dias me quebrou.

Tenho que cumprir meu tempo de estudos... E às vezes meu filho acorda e fica 2 horas acordado (quase cravado), brincando comigo.
Brincando de verdade, ele se diverte.
Daí tenho de compensar esse tempo ficando acordada até mais tarde.
Noite passada meu filho ficou da 1 às 3 brincando!
Só que depois ele acordou de novo às 5, e chorou.
Devia estar com alguma dorzinha. Ou teve algum pesadelo.
Foi o que achamos isso, eu e minha mãe (ela acordou com o choro dele).
Mas logo parou de chorar e daí brincou por mais 1 hora!

Fiquei tensa com o assunto de meu projeto talvez demorar muito a ser implantado.
E acho que isso também está cooperando para que eu não durma.
Quando cheguei aqui na casa de minha mãe, ficava noites acordada com crise de pânico.

Era horrível... mesmo.
Dava vontade de tirar minha vida, eu não via saída, pensava nisso às vezes, como uma fuga, dava alívio.
Aí pensava no meu filho... "Meu Deus, não posso ser tão idiota, preciso reagir".
E rezava... muitas vezes duas horas por dia. Era o que me acalmava.
Ficava pensando na vida, no futuro... eu precisando de um salário principalmente agora com um filho. Dava medo...
Um dia minha mãe viu (eu escondia dela) e até que foi bom, pois a partir desse dia meus irmãos me ajudaram de várias formas, ela também me ajudou.
Eles todos foram demais, acho que nunca na minha vida experimentei tamanha atenção, tamanha vontade em ajudar. Obrigada!

Depois, em 31 de dezembro veio a notícia do edital. Que alegria! Havia uma saída!!!
Enviei projeto, as respostas atrasaram dois meses. Espera difícil...
Fui aprovada!!! Aaahhh... que alívio!
Aí o aviso: de que não havia previsão para a implantação dos projetos.
Mas ainda havia esperança.
Neste final de semana vi que parece que não vai acontecer tão rápido...
E estou mal desde então.

Ontem lá pelas 18h40, tive um acesso de choro na faculdade... estava indo entregar uma lista de exercícios a um professor. "Como vou falar com ele agora?" Consegui me acalmar.
Aí vi um outro professor, que conhecia meu ex-chefe (vi no mural vários artigos dele junto com meu chefe). E o cara estava lá na sala...
Tomei coragem.Conversamos.
Ele falou sobre os cortes na área da ciência, que a situação do país está muito grave.
"Ninguém sabe o que vai acontecer."

Fiquei com o coração apertado...
E meu marido?
Sem meu salário não posso voltar...

Fiquei me lembrando de como eu gostava de trabalhar ali...
Às vezes, quando saía de lá à noite, eu gostava de olhar em volta... a empresa fica num vale, rodeada por montanhas lindas.
E quantas vezes (se não todas!) agradecia a Deus cada vez que subia e descia a serra por poder contemplar aquela natureza...

Saudade, saudade...
Do meu chefe também... Gosto dele de verdade.
Sou grata a ele: tive uma vida digna graças a ele.

E dos lugares mágicos... Conheci os lugares mais mágicos de minha vida ali...
Um tal Vale... Uma tal cidade da música... Um tal sítio das geleias...
Puxa...
Eu e meu marido sonhávamos em morar ali... no tal Vale...
Sonhei, sonhei, sonhei com uma casa nas montanhas... Com vista para as estrelas...

Foi no tal Vale vi um bólido pela primeira e única vez da minha vida!!
E pedi para ficar grávida... E fiquei! Dois meses depois!!!
Então posso dizer que meu filho também é filho das estrelas!

E agora?? Será que nunca mais vou voltar?
Vou ficar aqui e meu marido lá??

Universo, resolve isso pra gente...
Se não nos separamos, não tá certo meu filho ficar longe do pai. Bom... de repente meu marido nem liga... Eu não sei bem o que ele sente... Tem gente que é mais frio.

E por falar no meu filho, tive de parar esta postagem porque ele acordou.
E ficou acordado por 2 horas!

Hoje não aguentei brincar com ele... Então levei ele lá pra cozinha e fui fazer ovos mexidos... 3 da manhã (mas eu não tinha jantado).
Aí meu irmão veio (outro boêmio) e ficamos falando sobre tudo... política, ciência... filhos...

Às vezes, quando meu filho resolve ficar 2 horas acordado durante a noite, levo ele lá no quarto desse meu irmão - para não acordar minha mãe (é que o quarto do meu irmão é longe do da minha mãe, fica fora).
Aí meu irmão coloca DVD da Galinha Pintadinha, às vezes música de meditação...
Nas noites de calor ficávamos vendo o céu...
Meu irmão tem um aplicativo que localiza constelações e planetas no céu, é muito legal!
Ele sempre gostou de ver o céu.
E meu filho lá... rindo de tudo, se divertindo!


Céu
Carlos Drummond de Andrade
Não importa a distância que nos separa, há um céu que nos une.


Nenhum comentário:

Postar um comentário