terça-feira, 21 de outubro de 2014

Como aumentar a durabilidade das hortências

Olá,


respondendo a pergunta da Thais, sobre como aumentar a durabilidade das hortênsias, aí vai. 
Leia COM ATENÇÃO o texto abaixo e depois tem que assistir a estes dois vídeos para ver como faz o corte nos caules das hortências:

-Hortênsia é uma planta bem sensível. Vamos às dicas de como melhor conservá-la.  Usei informações de três sites: 


*** Com as hortênsias, há um paradoxo: hortênsias amam sol, mas odeiam calor. E também queimam facilmente.

*** Para os seus arranjos, se comprar os galhos já cortados (em vez do vaso plantado), certifique-se de que são frescos. Você pode também comprar a hortênsia em vasos plantados, para depois cortar os ramos floridos. Se está cortando hortênsias em seu próprio jardim, corte os galhos na parte da manhã ou à noite; não durante o calor do dia. Assim que cortá-las, coloque-as na água (mesmo durante o transporte no seu carro). Hortênsias devem ser mantidas na água o tempo todo. E longe do sol.

*** O melhor local para conservar uma hortênsia, no interior de sua casa, é aquele que recebe sol da manhã indireta e sombra à tarde.

*** Não colocá-las sob luz solar direta.

*** Se você for ficar fora por qualquer período de tempo, manter a planta em uma área sombreada. Hortênsias preferem temperaturas  entre 10oC e 21oC, mas temperaturas um pouco mais altas podem fazer bem. Porém, temperaturas menores que 10oC irão colocar as hortênsias em dormência e daí elas vão secar rapidamente e até morrer.

*** Hortênsias deve ser mantidas totalmente regadas o tempo todo. Nunca deixe o solo secar completamente, o que irá matar a planta. O prato que vem com o pote da planta deve ter um pouco de água nela o tempo todo. Mas não basta afogar a planta nem deixar a água parada, pode apodrecer as raízes e matar a planta. Colocar água em pequenas quantidades várias vezes ao dia para obter os melhores resultados.

*** O caule das hortênsias é muito duro e lenhoso. E temos que ter acesso a água para a flor.  Então a primeira coisa a fazer é limpar o caule: tire as folhas, seja com as mãos ou com os cortadores para planta. Limpe os caules de modo que não fique nada abaixo da linha de água no vaso que você vai usar. É importante tirar todas as folhas porque as flores precisam de muita água; e as folhas competem por essa água (as folhas são grandes e sugam muita água). Se você quiser usar folhas no seu arranjo, então deixe caules somente com folhas (sem flores). Entende? Você tem caules só com flores e caules só com as folhas, caso queira usar as folhas nos arranjos. Se mantiver folhas e flores no mesmo caule, vc vai encurtar a vida das flores.
*** Agora vamos cortar os caules em 45o. ATENÇÃO: quando você corta galhos de hortênsias, elas formam uma substância pegajosa no local do corte que impede a flor de sugar a água para cima através do caule ou haste.
       Para evitar que o "material pegajoso“ se forme é necessário o ingrediente secreto: alume ou alúmen!
   ** Pegue as hortênsias e corte o caule delas em 45o (isso aumenta a superfície de absorção da água), e imediatamente faça um corte no meio da haste no pó de alúmen (ASSISTA AOS VÍDEOS que coloquei e você vê como faz esse corte – é simples). Essa nova abertura permitirá que mais água suba para as flores. O Alume (ou sulfato duplo de alumínio e potássio) você compra em farmácias de manipulação ou lojas especializadas em produtos de piscina. (Nos EUA, vende no supermercado, no corredor de especiarias.) Ele impede bastante a formação da substância pegajosa.
*** Conseguindo ou não comprar o alume, esta etapa agora é muito importante:
*** Assim que cortar os caules, use água morna para colocar os galhos de hortênsias, mesmo se o ambiente estiver frio. Portanto, a flor tem que ter água fresca, e a haste tem que ter água quente. Deixe por 30 a 60 segundos (60 segundos é o mesmo que 1 minuto). A água morna também vai ajudar a não formar a substância pegajosa. Olha, pode cobrir toda a haste com água quente, até perto da cabeça. E pode sim deixar na água quente por mais de 1 minuto.

*** A hortênsia também bebe a água que fica nas flores. Assim, para refrescar a hortênsia que está começando a ficar um pouco flácida, um pouco caída: pulverize-a com um borrifador cheio de água fria agradável. Apenas para que ela se refresque. Ou você pode enfiar a parte florida dela para baixo, i.e., colocar toda a cabeça florida em um balde de água fria e deixá-la flutuar por alguns minutos (uns 20 minutos). Quando você tirá-la, poderá notar que ela estará bastante revitalizada. Ou cubra as cabeças de flor com toalhas de papel brancas úmidos. Veja aqui a foto: 
*** Outro truque: adicionar conservante floral ou gotinhas de água sanitária. A água sanitária tem o efeito de matar qualquer bactéria ou fungo que comecem a se desenvolver. Esta etapa é um pouco complicada, porque hortênsias queimam facilmente se você exagerar na dose.
*** Note que quanto MENOR o caule, mais a hortência dura.
*** Troque a água e recorte as hastes a cada poucos dias. Se estiver murchando, coloque o arranjo em um lugar fresco e cubra as cabeças de flor com toalhas de papel branco umedecido (foto acima).
  ** Flores maduras (as mais arroxeadas) duram mais tempo em arranjos  do que flores imaturas (róseas, branquinhas e tons suaves de verde e amarelo). Uma flor madura atingiu sua cor totalmente. 

É isso!!!
*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*
 Que casamento lindo:
 *()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*
Casamento no Ruella Bistro, projeto de Lourenço Assessoria:
 
 

 *()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*()*









Nenhum comentário:

Postar um comentário