quinta-feira, 5 de junho de 2014

Convites de casamento - tradicionais e alternativos

Como diz no blog "Vou Casar e Panz" (aliás, vocês têm que ler esse blog, é muito divertido, e também fazem Assessoria e Cerimonial):

Tirei daqui :

"(...) os convidados/clientes precisam ser seduzidos a comprarem a ideia do casamento. Penso que eles precisam ser convidados não somente pro evento, mas também pra mágica e pra importância do dia. O convite deve ser visto como a última bala, o big shot do casamento. É a partir dele que as pessoas irão sentir e se comprometer com o evento. Ele precisa ser interessante. Quando o convidado pegar o convite ele tem que sacar que ele tá sendo chamado pra um dia imensamente especial e não pra uma reunião de condomínio. Ele tem que sentir - através daquele papel, naquelas cores e naquelas informações - o casal e a história do casal. "

Reforçando o que o "Vou Casar e Panz" diz, o Casando com Amor diz (aqui) :
"Uma das coisas que, infelizmente, a gente mais ouve dizer, é que não vai se gastar tanto no convite de casamento porque ele vai “pro lixo de qualquer maneira”. Ora, na verdade, tudo vai pro lixo, menos os seus registros. Não é por isso que você vai ter menos cuidado com todo o restante dos preparativos, incluindo os convites. Não é questão de gastar dinheiro: um convite pode ser simples, barato, mas muito bem planejado e com muito bom gosto, feito com carinho. É isso que importa: cuidar.
Pois bem. Já é um clichê dizermos que o convite é o “cartão de visitas da sua festa”, mas é a mais pura verdade. É ele que vai apresentar o estilo dos noivos, o estilo da cerimônia, da festa, da família. Se é mais tradicional, se é mais moderno, se foi pensado com cuidado e zelo ou se foi feito de qualquer jeito.

Sempre procuro trazer opções em conta, mas nesta postagem me preocupei mais em mostrar vários estilos do que mostrar os estilos mais econômicos. Em todo o caso, os modelos da Floratta são bem baratos e são lindos - todos são feitos com a gramatura mínima de 240g/m2 e todas as impressões são feitas por serigrafia. Você pode conferir esta informação no comentário da própria Floratta no final da postagem. Os preços são realmente muito bons! Coloquei mais convites da Floratta na postagem Convites II, aqui não coube.

Tem outras opções, como comprar de sites americanos (você e baixa) e depois imprime em casa. 
E nesta linha do FAÇA VOCÊ MESMO (DIY), fiz a postagem CONVITES III onde tem vídeos e ideias de como fazer seus convites. São muito bonitos!
Estou ajudando uma amiga a organizar seu casamento. E ela quer estilo vintage. E não está gostando das opções de convite de nossa cidade... Esta postagem foi então inspirada nela: para quem não quer os convites tradicionais, e está buscando opções fofas, vintage, em scrapbook...

Outras observações:
http://casandocomamor.com.br/e-por-falar-em-convite/ : 


1) O ideal é entregar o convite 1 mês e meio a 2 meses antes do casamento, então busque uma gráfica ou um designer de 4 a 5 meses antes, para não correr o risco de erros ou atrasos (principalmente se a produção for personalizada: leva mais tempo). O "Save the Date": 4 meses antes. Do Casando e Panz: "não precisa fazer nada complexo, cara (!) só mesmo um aviso delicado de "olha, dia tal a gente vai casar" pra que as pessoas possam organizar sua vida de trabalho, comprar passagem de avião ou mesmo te avisar que, há época, não poderá comparecer. "
2)  Nunca convide alguém só para a cerimônia e não para a festa;
3) O convite individual não era usado nos casamentos mais clássicos e tradicionais. Mas esse protocolo já caiu em desuso nos casamentos mais populares, e hoje, os convites individuais são enviados juntamente com os convites.
4) Se você optar por entregar os individuais após a cerimônia, entregue a TODOS que tiverem ido, sem exceção;
5) Considerar 1 para cada pessoa da família, quando for convidar a família inteira (muito deselegante enviar em menor quantidade);
6) No caso de você convidar uma pessoa sozinha, considerar sempre 2 para toda pessoa sozinha (seus convidados podem se sentir inibidos em irem sozinhos) com exceção daqueles que já são da família e que encontrarão outros parentes lá (a não ser que você saiba que ela ou ele tem namorada ou namorada que você conhece: daí é elegante de sua parte convidar o namorado ou namorada também);
7)  Se a festa for distante do local da cerimônia, pense em anexar um mapa explicativo no convite individual;
8) Para ele não perder o sentido, geralmente escreve-se “Convite individual e intransferível. I
ndispensável a apresentação deste”;
9) Se possível, tente, junto com seu designer, traçar um layout dos individuais o mais diferente possível, para dificultar cópias, se essa for sua intenção.
10) Jamais, nunca, cite a lista de presentes no convite de vocês! Sim, é deselegante. Uma alternativa máxima que vocês podem fazer é citar o site que vocês criaram para o casal, por exemplo. Se decidiram não criar um site, aguarde, que as pessoas perguntarão pela lista, e vocês poderão falar. Mas não é necessário anexar nenhuma informação acerca da lista de presentes no convite – isso soa muito “pedinte”.

O convite (dicas do Casando com Amor):

1) A gramatura do papel é um detalhe de bastante importância. Um papel com maior gramatura vai dar uma cara mais elegante ao seu convite, e vice-versa. Use no mínimo a gramatura de 240. 

2) Tamanho não é documento. O importante é realmente ser feito com cuidado, bom gosto (independente do orçamento), e imprimir aquela imagem que realmente quer passar aos convidados. Já vimos convites enormes de festas que não corresponderam à sua “altivez”, e já vimos convites pequenos, porém elegantes e impecáveis, mostrando que tamanho definitivamente não é o mais importante.

3) Pra quem terá uma festa de casamento mais descolada, fugindo de protocolos, um convite com design personalizado e arrojado, com bossa, com cores, é o ideal para apresentar este evento. O Letterpress (impressão tipográfica) aqui combina bem, e dá um ar moderno.


O que é letterpress, nas palavras da empresária Patricia, da Phatt Design:
“O letterpress é um método de impressão antigo, que caiu em desuso com a revolução digital, mas que ressurgiu com força nos Estados Unidos e virou tendência também na Europa e Austrália. O efeito do letterpress é único: a impressão em baixo relevo cria um jogo de luz e sombras e deixa uma textura incrível.”
Nesse estilo mais moderno de convite, você pode ousar e substituir a caligrafia escrita à mão pela impressa ou mesma por tags com os nomes dos convidados.
4) Para estilos de cerimônia e/ou festa bem tradicionais, opte por papéis mais foscos, de gramatura alta, ou no máximo com um brilho discreto, com impressão clássica em preto, grafite ou dourado, e caligrafia escrita à mão. O envelope com bico é a opção mais clássica e tradicional. Lacres, principalmente os de cera (que voltaram com tudo) também são clássicos. Muitas vezes se usa o relevo americano (na impressão do texto) e o relevo seco (nos monogramas) aqui neste caso.

Na definição de Peterson breve designer gráfico, Relevo Americano “é um tipo de impressão de imagens e textos em relêvo com o uso de calor. Seu princípio básico consiste na cobertura de uma fina camada de tinta úmida com um pó termoplástico que quando aquecido torna-se um líquido homogêneo. No resfriamento, o líquido solidifica-se para deixar um acabamento em relevo sólido sobre a área impressa.”.

O Relevo Seco “é resultado do efeito de pressão controlada aplicada a um suporte colocado entre dois moldes: um molde (fêmea), feito de metal ou foto-polímero, e um contramolde (macho) feito de plástico moldado.” (UVpack,  uvpack.com.br) : 
5) Há quem goste de misturar estilos, um pouco do tradicional e um pouco de modernidade, sem fugir muito aos protocolos… neste caso, escolha detalhes personalizados nos convites mais tradicionais. Uma estampa personalizada, um desenho, uma fonte interessante, um formato diferente no convite, uma fita, um laço, um destaque, um brilho. Mas lembrem-se que fita e lacre nunca andam juntos!
Modelos da Plattdesign:
Eu gostei muito do trabalho deles, e você pode comprar pela internet.
"Disponibilizamos amostras de nossos convites para que você possa avaliá-los em mãos e comparar os três tipos de impressão com que trabalhamos: digital, serigrafia e letterpress.
Sim, você pode mudar a cor, fonte, gramatura, o próprio design - tudo para que o convite fique com a sua cara. 
Cada amostra custa R$ 20 e, se você fechar conosco, te reembolsamos pelo valor de até 3 unidades.
As amostras vêm exatamente como estão fotografadas no site e não podem ser alteradas ou personalizadas. Elas são enviadas de SP por correio normal, sem custo adicional, e costumam chegar em até uma semana, o prazo exato variando de acordo com a cidade de destino." Oferecemos duas opções de gramatura: 300g e 600g, e duas cores: branco e off-white

<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>
CONHECENDO TODOS OS TIPOS DE IMPRESSÃO (do Vestida de Noiva)
NOTA: explicações da Scards

Serigrafia (chamado também de high print ou silk)
Os convites ficam sofisticados, já que o processo é extremamente manual e artesanal. O relevo fica uniforme, sem desníveis, com um leve brilho, valorizando bastante o convite. Perfeito acabamento!

Relevo Americano ou Relevo Termográfico
É feito uma impressão off-set, após este processo é jogado um pó em cima das letras, que grudam por conta da impressão não estar extremamente seca. Após passar por um forno, a tinta estufa, provocando o relevo. A qualidade varia muito conforme o tipo de letra, a letra quando é fina de mais pode vir a entupir, e quando grossa fica desnivelada que é um problema para quem busca sempre a melhor qualidade.

Relevo Timbrado ou Relevo Francês
Processo bem antigo, requer um clichê onde muitas vezes encarece o produto. Na frente do convite o relevo tem o efeito final bem semelhante o da serigrafia, porém o verso do encarte fica marcado o clichê (as letras). Um rolo de tinta é passado no clichê que marca com a pressão. A cédula do dólar é feito em relevo timbrado para difícil falsificação, mas como a cédula é fina o relevo fica mais suave.

Relevo Seco
É o mesmo efeito do relevo timbrado, porém este processo não tem aplicação de tinta. Muito usado para as iniciais ou monogramas no convite, dá um aspecto de “papel marcado”.

Impressão Digital
É o tipo de impressão com custo mais baixo e também a impressão mais rápida de fazer. Para orçamentos apertados ou quando o convite não é prioridade para você, escolha este tipo de impressão.

Letterpress ou Tipografia
Técnica conhecida desde o século XV, requer clichê (matriz), peça que encarece o processo. Um rolo de tinta é passado no clichê, que transfere a tinta para o papel, e com a pressão marca o baixo-relevo, ao contrário do relevo timbrado que é alto-relevo.

Hot Stamping
Técnica usada quando se quer um efeito metalizado. A fita metálica é pressionada pela chapa quente, aderindo ao material ao convite, formando assim o texto ou apenas o monograma.

 Serigrafia:
Hot-Stamping:
Relevo Seco:
Impressão Digital:
Lacre de cera quente:  sinete personalizado (pode ser com as iniciais ou brasão) e cera quente, para fechamento do envelope. As ceras mais utilizadas são nas cores ouro velho e vermelho.
Laço: fita de cetim ou gorgorão com laço Chanel ou laço borboleta.
Convite com estampa e cinta: faixa de tecido ou tecido, em geral estampado, para combinar com a identidade visual da sua festa.
Corte à laser: permite liberdade de corte no envelope e fica melhor em papéis escuros, já que o laser queima as bordinhas do papel.
 Forro de envelope: pode ser impresso no próprio envelope ou colado.
 Letterpress ou Tipografia:


 Moldura: no encarte do convite, pode ser simples, tripla ou dupla chanfrada.
Corte lateral simples ou chanfrado: é um acabamento super elegante que se destaca mais quando o encarte tem a gramatura superior a 700gr.  Técnica muito antiga, usado com frequência na lateral de Bíblias.

 Tags: com o nome dos convidados, para convites informais


Envelope de papel rendado: papel importado, efeito romântico.Carimbos: você pode dar um efeito diferente e informal no convite e ainda ganha o carimbo para usar em outros itens da papelaria e decoração do casamento.



Conheça todos os fornecedores de convites mencionados (por ordem alfabética)Abelha CatitaAbout LoveChá das DuasEntrepaperLaviva ConvitesLetterpress Brasil,Phatt DesignScardsSusana Fujita

Para que sua festa tenha identidade visual, é sempre legal você definir o estilo de decoração (se clássico, moderno, vintage, ...) e as cores (de arranjos, guardanapos, toalhas, etc.) para que o convite e toda a parte de papelaria do seu evento sejam confeccionados de acordo - a tal identidade visual. O convite tem de dizer sobre vocês, os noivos,  o estilo da festa. 
<><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><><>

Do blog "Vou Casar e Panz": "Regras de design gráfico para publicidade podem te livrar de grandes dores de cabeça e mesmo de grandes prejus. Evite aqueles convites cheios de relevo dourado e letras manuscritas porque eles são difíceis de ler, exigem maior esforço. Fundo e fontes de cores parecidas também são a maior roubada. Papéis mega brilhantes, fundos cheios de flores e arabescoes loucões também são daora pra ninguém entender porra nenhuma do que tá escrito.
Um ponto polêmico ainda é o formato da data: aos dezessete de dezembro de dois mil e quatorze às treze horas. pode figurar de maneira bem chique e pomposa. Amo tradições, mas precisamos pensar que vivemos hoje numa sociedade de imagem, o processamento da memória não é mais o mesmo porque convivemos menos com textos do que há 30 anos atrás. Memoriza-se muito mais facilmente 17 de dezembro de 2014 || 13hs."

Mais ideias, algumas bem diferentes para você que está procurando novas opções:
Todas as fotos têm os sites de origem no nome.
Tirei de sites americanos:
www.weddingpaperdivas.com
www.etsy.com
http://ohsobeautifulpaper.com - esse é um site incrível, cheio de PAP (DIY) para você fazer seus convites. Só que a moça é muito talentosa... Ela realmente humilha, e acredito que são poucos os mortais com tanto talento capazes de reproduzir os convites que ela faz. Mas fica a dica. 
ETSY.COM: SITE INTERNACIONAL
 

WEDDINGPAPERDIVAS.COM: SITE INTERNACIONAL
Você compra online e imprime na sua casa - eles oferecem a linha completa: convites, cartões de direção, tags, agradecimentos, menu, etc. 


www.weddingclipart.com




 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 




 
 
  
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
  

 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Acima estão os modos gráficos, não tem muita graça. Mostro então alguns dos convites já impressos do site acima (Wedding Paper Divas), vejam que lindos:
 
 
 
 
Alguns exemplos de identidade visual para seu casamento:
 
 L7L7L7L7L7 L7L7L7L7L7 L7L7L7L7L7 L7L7L7L7L7 L7L7L7L7L7 L7L7L7L7L7 L7L7L7L7L7
Agora outros exemplos de identidade visual - de outros sites:
 
 
 
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Agora o trabalho de Julie Song Ink:



E o site http://ohsobeautifulpaper.com/real-wedding-invitations. Tem vários modelos de convites.
Foi aqui que conheci o trabalho da Julie Song (fotos acima). Vocês têm que visitar, é maravilhoso!
E a dona do site dá dicas e mais dicas de como fazer seus convites. Só que não se iludam: ela é talentosa acima da média...
 Aqui é o trabalho da Katharine Watson, que você também compra aqui no etsy.
Os convites são artesanais, a técnica é conhecida como Block Printing, ou Bloco de Impressão. Bloco de impressão é um dos mais antigos tipos de gravura. Há evidências de que ela existia já no século V aC, com fragmentos reais encontrados já a partir do século XV. É feito ao redor do mundo, com raízes na Índia, China e Japão. A técnica está mais bem demonstrada aqui, no Oh! So Beautiful Paper. Ela usa um molde em linóleo e depois usa-o como carimbo, usando tinta a óleo. O resultado são esses convites lindos:

 E aqui (Oh! So Beautiful Paper) a descrição de como é feito (não transcrevi para cá, apenas coloquei as fotos do pap):
Instrumentos que ela usa para esculpir o linóleo:
 Linóleo com o risco:
 Tinta a óleo - que ela fala lá no site que demora pra secar...
Aqui ela carimbou em tecido, mas pode ser usado para papel:
Outro exemplo de molde:
Outros DIY do Oh! So Beautiful Paper:


NOTA: SE VOCÊ QUISER CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE PINTURA COM AQUARELA, FIZ UMA POSTAGEM COM ALGUMAS EXPLICAÇÕES E VIDEOS: Como pintar com Aquarela




()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()
Da SCARDS - EMPRESA NACIONAL

 
 
 
 

DA FLORATTA CONVITES ESPECIAIS (EMPRESA NACIONAL) que você compra no elo7, aqui
Achei os modelos lindos! E pessoal... os preços são bem acessíveis (junho/2014). É só clicar na foto que tem a descrição completa e os preços para cada 100 unidades. E mesmo com excelente preços, a gramatura mínima que a Floratta usa é 240g/m2 e todas as impressões são feitas por serigrafia. Um luxo bem econômico! Aliás, você pode conferir estas informações no final da postagem, num comentário da própria Floratta. Se você gostou do estilo, eu coloquei mais de 30 modelos na outra postagem, Convites II. Aqui não estava cabendo mais... 

 ()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()()
Do Bellafigura (www.bellafigura.com/vintage-wedding-invitations.html)
Também vende diretamente no site.
 
 

Exemplos do uso da papelaria nos casamentos:
Aqui os jogos americanos são de papel:

Para aprender a fazer as folhinhas acima, PAP aqui

Outros sites onde você compra convites:
1) www.lovevsdesign.com/wedding-invitations
2) www.mobyprints.com/ - NACIONAL - você escolhe o convite, personaliza-o, e depois escolhe se o quer impresso ou não (enviam em jpg para você imprimir). Eles enviam os convites prontos para todo o Brasil, e ainda você pode pedir uma amostra por R$9,00.
3) www.weddingpaperdivas.com - n média, tem mais opções de cores. E o site é mais fácil de navegar: você consegue selecionar uma cor de convite, por exemplo. E o site mostra as opções que têm nesta cor. 
4) www.zazzle.com.br - tem muitas opções, também tem certas facilidades de pesquisa (por exemplo por cores), mas é um site cansativo - tem muita coisa, e a maioria de mau gosto. O site também não te permite salvar os modelos escolhidos. 
5) www.weddingclipart.com
6) www.elli.com/weddings/wedding-invitations.html
O Elli é bem legal também, vejam amostrinhas:


VAMOS SUPOR QUE VOCÊ QUEIRA CARIMBAR EM SEUS CONVITES: vejam dicas aqui:
http://extra.globo.com/mulher/aprenda-como-pintar-rosas-em-tecidos-usando-rolha-como-carimbo-5054694.html  
http://pinturaemtecidopap.blogspot.com.br/2013/04/pintura-em-tecido-com-carimbo.html
e  https://www.youtube.com/watch?v=BQVohaW_5a4
E aqui você compra alguns carimbos: 
Casa do Restaurador (casadorestaurador.com.br):
www.casadaarte.com.br, em scrapbooking, depois carimbos: 

Aqui também tem carimbo de rolha: http://donamilu.blogspot.com.br/2012/08/carimbo-de-cortica.html
Carimbos de rolhas, batatas e outros vegetais: http://comofazer-vocemesmo.blogspot.com.br/p/claro-que-as-opcoes-no-mercado-sao.html
Carimbos de botões:  http://reciclaedecora.com/decoracao/artesanato-com-botoes/

E aqui você encontra vários modelos para download e vários pap de como fazer seus próprios convites: http://fazendominhafestacasamento.com.br/  e   http://fazendominhafestacasamento.com.br/category/casamento-convites

"Para ser insubstituível, tem de ser diferente" Coco Chanel
(e não necessariamente caro)

3 comentários:

  1. Olá. Apenas para que os leitores do blog tenham conhecimento, todos os convites da Floratta são feitos com a gramatura mínima de 240 gramas e todas as impressões são feitas em serigrafia.
    Muito obrigado por ter divulgado nossas fotos.
    Att. Marcelo - Floratta Convites Especiais

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcelo,
    Agradeço o contato e a informação! Já adicionei a informação que você me passou nas duas postagens em que falo sobre os convites da Floratta. Os convites são lindos, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Nós da Floratta é que agradecemos por você ter divulgado nosso trabalho.
    Parabéns pelo Blog.
    Abraços
    Marcelo - Floratta Convites Especiais

    ResponderExcluir