sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Passo a passo de arranjos florais VII - galhos secos

Esta postagem foi em resposta ao pedido da Francine:
"Gostaria de saber se você pode postar algo ensinando como fazer arranjos com gallhos secos! Na verdade a minha dúvida maior é como colocar as flores naturais!"
Arranjos com galhos secos são belíssimos!
Vou postar o que achei.
O site mais incrível que achei foi este:
http://www.save-on-crafts.com/floraltrees.html
E neste mesmo site você consegue comprar os galhos secos e também as flores "preservadas" ou secas - por exemplo, 8 flores de orquídeas verdes "preservadas" saem por $18,00 (18 dólares), ou 30 de orquídeas "azure sky blue" saem por 15,00 dólares (veja aqui: http://www.save-on-crafts.com/ororgr.html). Rosas são mais caras: de 8 a 12 rosas "preservadas" saem entre 24,00 a 30,00 dólares (são lindas, veja aqui: http://www.save-on-crafts.com/preservedroses.html).
Os galhos também são vendidos lá: http://www.save-on-crafts.com/branches2.html.
Tem ramos naturais e secos de manzanita (bastante utilizados), salgueiro (willow, também bastante usado e normalmente mais barato que o manzanita), bétula (birch),  kuwa, mitsumata, palma (palm) e muito mais.

OBS.1:  ATENÇÃO aqui:  se você quiser usar cristais, bolas de flores ou outros enfeites mais pesados nos seus galhos, então você deve escolher os ramos de manzanita, pois são os mais resistentes, ok?
OBS.2:  Aqueles galhos lindos que vemos nos arranjos de casamento americano são em geral galhos de manzanita ou de salgueiro torcido. No Brasil é mais difícil achá-los, o mais comum de se encontrar aqui é o galho seco reto, sem tantas ramificações.
OBS.3:  preço do galho de manzanita: 6 dólares, ou 3 galhos por 15 dólares (aqui: http://www.save-on-crafts.com/manzanita.html), mas o preço do galho varia muito, porque tem uns areados, outros maiores... o galho de manzanita pode chegar a 50-100 dólares (http://boards.weddingbee.com/topic/tall-dried-branch-centerpieces#ixzz2qhCteGkY); então as pessoas costumam usar mais o galho de salgueiro (10 unidades por 12,00 dólares).
OBS.4:  Truque na hora de comprar o salgueiro:
Compre o salgueiro ainda verde, fale com seu florista. Isso te permitirá torcê-lo em rabiscos e torná-lo encaracolado e fácil de pendurar os enfeites. Obviamente você tem que deixá-lo secar antes de empregá-lo.
Os ramos de Manzanita são naturais das regiões do chaparral do oeste da América do Norte, são comumente utilizados decorativamente por causa de sua beleza, forma única, e força quando secos. Ainda não sei se podem ser encontrados no Brasil, estou pesquisando. Você pode comprá-los no http://www.save-on-crafts.com .

PASSO-A-PASSO de como montar seu arranjo de galhos secos:
1 . Fixe a espuma floral no pote escolhido com cola quente .
2 . Insira os galhos na espuma (se sujos, limpe os galhos antes com uma rápida lavagem com água para remover poeira e sujeira). Quando estiverem acomodados a seu gosto, adicione ao pote gesso de secagem rápida (OPCIONAL, mas no caso de arranjos mais pesados, ele é necessário), cobrindo todo o espaço em torno da espuma e ao redor dos ramos. Quando o gesso secar, cubra-o, com um pouco de musgo. Se o recipiente tiver furos, vede antes, cola ou plástico mesmo. NOTA: para pesar, você também pode colocar seixos ou cascalhos e depois cobri-los ou não com o musgo, mas sinceramente acho o gesso mais seguro. Gesso pode ser comprado em casas de artesanato ou em dentais.
3 . Use cola quente para fixar nos galhos pequenas florzinhas de hortênsias secas, orquídeas, rosas, etc. Distribua-os uniformemente em toda a árvore. Sugestão: cole as flores onde os ramos se encontram em vez de ao longo de um ramo aberto.
Ver também o DIY daqui: http://www.weddingaces.com/2009/03/diy-flowers/

Veja o PAP do arranjo abaixo (http://www.save-on-crafts.com/driedflowarb.html)
1 . Acomode um pedaço de espuma floral dentro do recipiente escolhido. Escolha as flores secas ou preservadas que você quer colocar, como lavandas secas ou conservadas, trigo seco, palha, etc. (Veja mais plantas secas: http://www.save-on-crafts.com/preserved.html e http://www.save-on-crafts.com/hb.html). Preencha o centro com samambaia avencas, caspia, gyp, linho, folhas galax ou qualquer folhagem seca. (Veja aqui: http://www.save-on-crafts.com/siandpvcgr.html)
2 . Coloque as flores focais maiores, como hortênsias ou crista de galo em primeiro lugar, em seguida, adicione flores de tamanho médio como rosas secas e preservadas, flores de palha, etc. Espace as flores uniformemente por toda parte.
3 . Adicione um pouco de material adicional como espora ou delphinium para acentuar a forma geral , e adicione samambaia extra para preencher todos os espaços vazios. Use linho seco à vontade.

Fotos de arranjos com galhos secos para inspiração:
Tirei muitas fotos de:
http://www.forum-grad.ru/forum674/thread55451.html
http://www.budgetbridesguide.com
Todas as fotos são nomeadas segundo o site de onde tirei, em respeito aos direitos autorais.

Arranjos com galhos secos mais baixos:
 Cenas de um casamento RÚSTICO, despojado e ECONÔMICO, tirei daqui: http://ruffledblog.com/ruffled_galleries/diy-outdoor-winter-wedding/
Duas fotos de outro casamento:
Cenas de um casamento RÚSTICO E DIURNO com galhos secos (cerimonial Cinthia Rosemberg). Note as mesas sem sousplat (=ECONOMIA).
Bolinhas vendidas no save-on-crafts.com:
Cenas de um casamento com decoração CLÁSSICA com galhos secos (blog Amarelo Ouro):
Notem que as mesas estão LINDAS e não têm sousplat (=ECONOMIA!!). Cadeiras com capas lindas!
As próximas fotos não são do casamento acima, mas combinam:
Cenas de um casamento simples, despojado e econômico. Decoração em amarelo usando galhos secos:



“Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente” J. Krishnamurti

7 comentários:

  1. Sabe se este site save on craft é realmente confiavel? e se os itens chegam sem quebrarem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confiável ele é, o problema é que é cobrado muito imposto e frete em cima da compra. Você tem que checar muito bem como isso funciona antes. Às vezes só compensa comprar se a quantidade for muito grande.
      Tem um outro (que não conheço) mas se quiser olhar com calma é: http://www.orientaltrading.com/

      Excluir
  2. São maravilhosos e criativos os arranjos.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi, Iraneide!!
      Fico muito contente que tenha gostado!!!
      Venha sempre me visitar!
      Abraços

      Excluir