sábado, 21 de julho de 2012

Decoração de festas VI

OBS.: escrevi outras postagens sobre decoração de festas: Decoração de festas I, Decoração de festas II, III, IV (faça seus sousplats) e V. E também Arranjos de mesa econômicos I, II, e III onde procuro colocar o preço de certos materiais. E Arte com papel IIIIII e IV. E dicas para festas de aniversário (crianças) I e II.

Nesta postagem coloco uma foto (logo abaixo) de um salão bem bonito enfeitado para casamento. A decoração não está feia, mas também não está surpreendentemente linda. Em seguida apresento sugestões de como melhorar a decoração mas sempre tentando soluções mais econômicas. 

O salão tem cadeiras de ferro brancas, piso frio bege brilhante, luz indireta e amarelada, paredes brancas, mesas redondas. O salão e a mobília parecem novos - o que significa economia com panos para teto e paredes, e como a mobília também é nova, significa economia com capas.
A decoração abaixo tem todas as mesas com arranjos altos e tons de rosa. Os arranjos são fartos. Ainda assim a decoração não parece surpreender. Além disso, a decoração não parece ter um estilo marcante: não é clean, nem é romântica, não é despojada... O que fazer para melhorar?


SUGESTÕES:
1) A sugestão mais simples: manter tudo exatamente como está, apenas trocar as toalhas: em vez de branco, usar azul claro - o azul claro fica melhor que o branco com o tom rosa dos arranjos acima. O efeito é suave e romântico. 
2) Fazer tudo clean, ou num tom de rosa bem claro. Arranjos fartos e delicados em vidro para refletirem as luzes. Melhor ainda se os guardanapos forem rosa claro também. Clássico, delicado, chique, requintado.



Na mesma linha clean, outra sugestão é usar toalhas com um leve estampado em branco e bege, ou branco e cinza claro. Dependendo de onde você locar, as toalhas estampadas podem ter o mesmo preço de aluguel que as lisas. Repare: na foto abaixo há duas estampas, ambas nos mesmos tons.
3) Pode-se ainda usar tons pastéis, fica mais suave que a primeira decoração postada, a qual tem tons de pink. Rosas e lisianthus são mais caros que flores do campo, no entanto, casam muito bem com a decoração clean, tornando-a mais leve e romântica que as flores do campo.
Outro exemplo de tons pastéis em salão branco:
4) Ou usar um pouco mais de cores na decoração, bem pouco, apenas para colorir o salão. A idéia abaixo passa descontração e um ar despojado com bolas coloridas e arranjos de flores do campo em garrafas de vidro (vide minha postagem "Decoraçao: faça você mesma - pinte seus vidros"). Guardanapos em azul claro. Essa decoração é bem econômica.
 5) Decoração também em tons de azul claro como a de cima, porém é menos colorida, o azul é mais fechado e tudo fica mais formal: manter as toalhas brancas, usar flores azuladas (hortências) e guardanapos também em azul. Fica melhor ainda se usar tons de verde, como as maçãs abaixo. A decoração ainda continua econômica, os arranjos são pequenos, louça comum, sem sousplats... De muito bom gosto!
 6) Outra sugestão legal para salões de festa brancos é usar toalha estampada, tendo sempre o branco junto, como no exemplo abaixo: toalha listrada de azul claro e branco. Detalhes em magenta e amarelo - estas cores podem estar presente nos arranjos, nos guardanapos, vasinhos, sousplat, etc. Ainda, quanto mais sofisticado for o tipo de tecido, mais sofisticada ficará a decoração.
  Outras 3 opções de toalhas estampadas (tendo o branco junto para combinar com o salão e a mobília):
Só azul e branco:

 Azul, branco e âmbar:
Azul, branco e amarelo:
7) Outra forma de colorir um pouco um salão todo branco (paredes e mobília branca) sem gastar muito é usar faixas de tecido colorido como sobretoalhas. O uso de sousplats é desnecessário  - lembre-se: a proposta desta postagem é mostrar sugestõres para inspirar e melhorar (com economia) a decoração da primeira foto, e não copiar exatamente as sugestões.O xadrez dá um ar despojado à decoração.
8) Aqui a faixa de tecido é amarela, arranjos (econômicos) com flores do campo amarelas, brancas e laranjas. É uma decoração bem alegre e despojada.

9) Outra decoração com predomínio de amarelo e branco, sendo que aqui o uso de sousplats é imprecindível, pois eles precisam combinar com os vasinhos - ambos em madeira. As flores são em tons de amarelo, laranja e branco. O uso de madeira na decoração ajuda a "aquecer" um salão de piso frio e mobília em ferro.

10) Decoração em verde e branco também ficam lindas com salão branco, apenas precisa haver outra cor junto, senão fica muito monótono, como é o caso abaixo. Porém note como a próxima foto tem uma proposta melhor...
Nesta foto as toalhas são em verde abacate e os arranjos em amarelo, rosa claro e escuro, laranja e branco. Melhora bem!
Decoração em verde e branco (toalha estampada linda), e flores em verde, branco e laranja escuro - se os guardanapos ou os pratos tiverem o mesmo tom do laranja, fica melhor ainda (vide abaixo). O arranjo tem meia dúzia de rosas, o resto é folhagem e flores do campo, o que barateia.

11) OPÇÕES MAIS RADICAIS: branco, amarelo e preto. Sofisticado e chique.
Como nos exemplos abaixo, as toalhas de nosso salão lá de cima poderiam ser pretas, pratos brancos, guardanapos amarelos, vasinhos (em preto ou branco) com flores amarelas e brancas. Não há necessidade de sousplat.
Guardanapos de papel no www.matsumotovirtual.com.br por R$4,50 o pacote.
NOTA: prefiro toalhas longas sem sobretoalha, note a diferença abaixo. Atenção a outro detalhe: veja como fica feio toalhas com marcas de dobras...

A PROPOSTA DESTA POSTAGEM É COMO MELHORAR A DECORAÇÃO DO SALÃO DA PRIMEIRA FOTO. Então quero acrescentar o seguinte: note o piso do salão: lajotas cinza com rejunte escuro. Na minha opinião, este tipo de piso é o mais difícil de ajudar na decoração. Ele acaba sempre desmerecendo a decoração. E um jeito de piorá-lo é usando cadeiras de metal mirradinhas, frágeis. Vou tentar ilustrar o que estou falando: vejam as fotos abaixo de um mesmo salão. Mesmo salão, decorações diferentes, cores, mas nenhuma decoração parece destacar aos olhos. Note que o salão é novo, teto bonito, etc... Mas o chão e as cadeiras estragam tudo... 
Linda decoração clean, em tons de bege, mas o chão do salão e as cadeiras ainda atrapalham: 
Outra linda decoração, mas o salão e as cadeiras...
Nós poderíamos pensar: se o problema também são as cadeiras, vamos usar capas. E note que mesmo assim o visual não melhora muito. Concluímos então que o problema maior é o chão. A decoração abaixo é sofisticada: arranjos com lírios, sobretoalhas rendadas, capas... mas não melhora muito no aspecto geral.
Também com capas nas cadeiras:
 Nem melhora muito com o efeito de luzes:
 Outras fotos do mesmo salão:
Notem como na foto abaixo a decoração ficou bem melhor: cadeiras mais bonitas e o piso do chão é de cor areia:

Minha sugestão para o tipo de salão com chão cinza e rejunte escuro é alugar cadeiras de madeira bonitas, pode ser pintadas ou madeira aparente mesmo. E ainda cadeiras de plástico transparente. 
Assim:
Compare:
Cadeiras de madeira pintadas:

Agora coloco outros salões, até mais simples que o anterior. Mas que ficam melhor enfeitados que a combinação chão cinza + cadeira metal mirrada:
 Outros casos de salão com piso cinza e rejunte escuro (veja, mais uma vez, como é difícil decorá-lo):
Na foto abaixo as capas de cadeira são bem mais bonitas, são "certinhas" na cadeira. O chão tem tapete em tom bege. A decoração ficou tão bonita que dispensa arranjo...
 Agora vejam outros exemplos de piso, como a decoração fica valorizada:
Decoração simples, bem econômica (arranjos simples e pequenos, toalhas brancas, sem capas de cadeira) mas de efeito maravilhoso apenas por conta da beleza do salão:
 Mesmo salão mas com cadeiras de metal:
Mesmo salão e mesmas cadeiras, mas a decoração ficou mais bonita por ter mais cor (runners verdes):

Chão de vermelhão e ainda assim ficou bonito:
 Mais exemplos: chão bonito em piso frio bege e cadeiras de madeira:
 Mais 3 exemplos de combinações ruins:
 Agora veja como aqui ficou bem melhor - chão marfim e cadeiras em madeira fica lindo! Notem:
 Chão rústico sempre dá certo:
As duas fotos abaixo referem-se ao MESMO salão - vejam a diferença no visual, o segundo está muito melhor:

O local abaixo não ajuda muito, mas as cadeiras em madeira ajudaram muito a melhorar o visual:
As 4 fotos referem-se ao mesmo salão - o chão é lindo (madeira!), mas as cadeiras empobreceram o visual - se fossem em madeira, a decoração teria ficado linda:
Abaixo é outro salão, e as cadeiras também são de metal - mas o modelo ajudou mais. A decoração abaixo ficou muito mais bonita:
Outra combinação de chão de piso frio com cadeiras de metal, só que com mesas de tampo de vidro, sem uso de toalhas:
Abaixo são 2 fotos de um outro salão - o salão é lindo, mas novamente as cadeiras empobreceram o visual. Notem:

Outro salão - vejam o efeito das cadeiras em madeira. Ficou mais bonito:
 As 2 fotos abaixo são do mesmo salão. Ele tem um piso rústico LINDO, que deveria ser valorizado com estilo rústico de decoração: por exemplo: tecidos listrados e xadrezes, cadeiras em madeira, decoração com vasos e sousplat de rattan...
A decoração abaixo é da Susana Araújo - notem as cadeiras em madeira pintadas de branco. O chão é piso frio, mas o visual ficou mais quente, mais robusto. Sousplats em tecido rústico! Notem que bonito que ficou:
O salão abaixo tem muitos elementos de madeira pintada de branco: teto, mesas e cadeiras. As mesas são tão bonitas que dispensou-se o uso de toalhas - você economiza:
Vejam o que um salão bonito e com cadeiras bonitas pode fazer pela decoração:

 Vejam o potencial deste próximo salão, o chão é lindo e as cadeiras de madeira são simplesmente maravilhosas:
No salão acima, você pode fazer uma decoração assim:
Para finalizar, notem nas duas fotos abaixo que as cadeiras são as mesmas. Porém no primeiro caso o chão é rústico (pedra irregular cinza) e no segundo é cinza claro fosco. 





5 comentários:

  1. Bom dia gostaria de uma sugestão sua, estou com dificuldade na escolha de cadeiras, principalmente pela questão preço, quero um clima vintage e rustico sem ser mt rustico e nem mt romântico, e as cadeiras de madeira ou douradas saem tanto caras e dificieis de achar, penso se conseguiria o msm efeito com sousplast de fio de junta e toalhas adamascadas e usar cadeira ferro preta, o salao é de piso de ardosia e teto de madeira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessica! A resposta rápida a sua pergunta é:
      SIM, acho que ficaria muito bom cadeira de ferro preta com chão de ardósia. O chão de ardósia e o teto de madeira te permitem usar elementos de madeira na decoração e também elementos rústicos e românticos. Assim, os sousplats de ratan (são esses?) vão ficar lindos com as toalhas adamascadas.
      A parte difícil de responder é como dar o toque vintage à decoração, porque não conheço seu perfil, o salão, faixa etária dos noivos, as cores escolhidas, orçamento disponível, horário da festa, e época do ano.
      Se quiser mais, fiz uma postagem especial para responder a sua pergunta, com mais detalhes e fotos, "Decoração para salão com piso de ardósia e cadeiras pretas", ou:
      http://dulcineiasemadalenas.blogspot.com.br/2014/02/decoracao-para-salao-com-piso-de.html

      Espero de verdade que te ajude em algo!
      Beijos!

      Excluir
  2. ola boa tarde, por favor que tipo de decoração combina para salão com piso de granito tom marrom, o evento será um almoço para aniversário de 15 anos! Estou em dúvida, pois minha filha quer tudo preto!!!!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá por favor quero sua opinião. O piso do salão é cimento queimado. Ainda não pinte. Penso em pintar de branco ou areia. As cadeiras seriam de ferro, porém não sei se escolho a cadeira preta com assento branco ou a cadeira toda branca. Lembrando que meu maior público é infantil. Fazemos casamentos e 15anos também mais a procura maior lidera festa infantil. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      acho muito bonito o piso branco ou areia com as cadeiras brancas. Talvez o piso areia seja um pouco mais versátil na hora da decoração.

      Porém nesta postagem que fiz http://dulcineiasemadalenas.blogspot.com.br/2014/02/decoracao-para-salao-com-piso-de.html
      vc vai ver que tem lá fotos justamente como você falou: cadeiras pretas com assento branco. Também está muito bonito! As fotos estão antes da metade da postagem.
      Você disse que vai pintar o piso. Mas caso escolhas as cadeiras pretas, acho que ficam muito bonitas até mesmo com o piso em cimento queimado (sem pintar).
      Espero ter ajudado!
      Beijos

      Excluir