sábado, 21 de julho de 2012

Decoração de festas VI

OBS.: escrevi outras postagens sobre decoração de festas: Decoração de festas I, Decoração de festas II, III, IV (faça seus sousplats) e V. E também Arranjos de mesa econômicos I, II, e III onde procuro colocar o preço de certos materiais. E Arte com papel IIIIII e IV. E dicas para festas de aniversário (crianças) I e II.

Nesta postagem coloco uma foto (logo abaixo) de um salão bem bonito enfeitado para casamento. A decoração não está feia, mas também não está surpreendentemente linda. Em seguida apresento sugestões de como melhorar a decoração mas sempre tentando soluções mais econômicas. 

O salão tem cadeiras de ferro brancas, piso frio bege brilhante, luz indireta e amarelada, paredes brancas, mesas redondas. O salão e a mobília parecem novos - o que significa economia com panos para teto e paredes, e como a mobília também é nova, significa economia com capas.
A decoração abaixo tem todas as mesas com arranjos altos e tons de rosa. Os arranjos são fartos. Ainda assim a decoração não parece surpreender. Além disso, a decoração não parece ter um estilo marcante: não é clean, nem é romântica, não é despojada... O que fazer para melhorar?


SUGESTÕES:
1) A sugestão mais simples: manter tudo exatamente como está, apenas trocar as toalhas: em vez de branco, usar azul claro - o azul claro fica melhor que o branco com o tom rosa dos arranjos acima. O efeito é suave e romântico. 
2) Fazer tudo clean, ou num tom de rosa bem claro. Arranjos fartos e delicados em vidro para refletirem as luzes. Melhor ainda se os guardanapos forem rosa claro também. Clássico, delicado, chique, requintado.



Na mesma linha clean, outra sugestão é usar toalhas com um leve estampado em branco e bege, ou branco e cinza claro. Dependendo de onde você locar, as toalhas estampadas podem ter o mesmo preço de aluguel que as lisas. Repare: na foto abaixo há duas estampas, ambas nos mesmos tons.
3) Pode-se ainda usar tons pastéis, fica mais suave que a primeira decoração postada, a qual tem tons de pink. Rosas e lisianthus são mais caros que flores do campo, no entanto, casam muito bem com a decoração clean, tornando-a mais leve e romântica que as flores do campo.
Outro exemplo de tons pastéis em salão branco:
4) Ou usar um pouco mais de cores na decoração, bem pouco, apenas para colorir o salão. A idéia abaixo passa descontração e um ar despojado com bolas coloridas e arranjos de flores do campo em garrafas de vidro (vide minha postagem "Decoraçao: faça você mesma - pinte seus vidros"). Guardanapos em azul claro. Essa decoração é bem econômica.
 5) Decoração também em tons de azul claro como a de cima, porém é menos colorida, o azul é mais fechado e tudo fica mais formal: manter as toalhas brancas, usar flores azuladas (hortências) e guardanapos também em azul. Fica melhor ainda se usar tons de verde, como as maçãs abaixo. A decoração ainda continua econômica, os arranjos são pequenos, louça comum, sem sousplats... De muito bom gosto!
 6) Outra sugestão legal para salões de festa brancos é usar toalha estampada, tendo sempre o branco junto, como no exemplo abaixo: toalha listrada de azul claro e branco. Detalhes em magenta e amarelo - estas cores podem estar presente nos arranjos, nos guardanapos, vasinhos, sousplat, etc. Ainda, quanto mais sofisticado for o tipo de tecido, mais sofisticada ficará a decoração.
  Outras 3 opções de toalhas estampadas (tendo o branco junto para combinar com o salão e a mobília):
Só azul e branco:

 Azul, branco e âmbar:
Azul, branco e amarelo:
7) Outra forma de colorir um pouco um salão todo branco (paredes e mobília branca) sem gastar muito é usar faixas de tecido colorido como sobretoalhas. O uso de sousplats é desnecessário  - lembre-se: a proposta desta postagem é mostrar sugestõres para inspirar e melhorar (com economia) a decoração da primeira foto, e não copiar exatamente as sugestões.O xadrez dá um ar despojado à decoração.
8) Aqui a faixa de tecido é amarela, arranjos (econômicos) com flores do campo amarelas, brancas e laranjas. É uma decoração bem alegre e despojada.

9) Outra decoração com predomínio de amarelo e branco, sendo que aqui o uso de sousplats é imprecindível, pois eles precisam combinar com os vasinhos - ambos em madeira. As flores são em tons de amarelo, laranja e branco. O uso de madeira na decoração ajuda a "aquecer" um salão de piso frio e mobília em ferro.

10) Decoração em verde e branco também ficam lindas com salão branco, apenas precisa haver outra cor junto, senão fica muito monótono, como é o caso abaixo. Porém note como a próxima foto tem uma proposta melhor...
Nesta foto as toalhas são em verde abacate e os arranjos em amarelo, rosa claro e escuro, laranja e branco. Melhora bem!
Decoração em verde e branco (toalha estampada linda), e flores em verde, branco e laranja escuro - se os guardanapos ou os pratos tiverem o mesmo tom do laranja, fica melhor ainda (vide abaixo). O arranjo tem meia dúzia de rosas, o resto é folhagem e flores do campo, o que barateia.